Alerta de Crimes Cibernéticos

Alerta de Crimes Cibernéticos

EDITORIAL TSG TECNAL

Publicado em 17 de maio de 2017

Na semana passada tivemos um ataque a nível mundial pelo malware ransomware WannaCry que infectou milhares de computadores no mundo inteiro, estima-se que o ataque atingiu mais de 200 mil usuários entre corporações e organismos de 179 países. Estima-se que a cada 40 segundos, uma empresa é atacada por ransomware.  E mesmo as empresas que pagam o valor exigido pelos cybers criminosos não conseguem recuperar seus dados (1 em cada 5). A estratégia utilizada por estes cybers criminosos são sempre as mesmas: acessar o sistema (em geral através de um anexo no e-mail), cifrar o conteúdo e pedir um resgate em bitcoins para sua liberação sob ameaça de eliminá-lo ou publicá-lo. 

O que fazer então para se proteger?

  1. Instale as atualizações dos softwares.  No caso do WannaCry é essencial que se faça a atualização proporcionada pela Microsoft para fazer o patch da vulnerabilidade usada pelo WannaCry. 
  1. Faça um backup de seus dados (Fotos, Vídeos, Documentos, etc.) em um HD externo, pendrive ou DVD. Após concluir o backup desconecte o dispositivo de backup do computador ou da rede e guarde-o num local seguro. 
  1. Instale um antivírus reconhecidamente eficiente (Evite os antivírus gratuitos) e atualize-o. Atualize também o sistema operacional. 
  1. Cuidado com e-mails não solicitados e lembre-se que um celular em sua rede também pode causar problemas de segurança. 
  1. Execute um scan manual em todas as áreas críticas e se for encontrado: MEM: Trojan.Win64.EquationDrug.gen (neste formato é como se detecta o WannaCry), remova e reinicie o sistema.