Plano Safra 2017/18 Governo anuncia R$190,25 bi e redução de juros

Plano Safra 2017/18 Governo anuncia R$190,25 bi e redução de juros

 

 

O Ministério da Agricultura informou que o governo federal destinará 190,25 bilhões de reais em recursos para apoiar a agricultura e pecuária do Brasil no Plano Safra 2017/18, além da redução de um ponto percentual no juro.

As operações de custeio e comercialização terão 150,25 bilhões de reais no total. Para operações com juros controlados, serão destinados 116,25 bilhões de reais e 34 bilhões de reais com juros livres que são negociadas entre os bancos e o produtor.

 Os juros caíram de 8,5 e 9,5 por cento ao ano para 7,5 e 8,5 por cento nas operações de custeio e programas de investimento. Já para o (PCA), Programa para Construção e Ampliação de Armazéns e Inovagro, as taxas recuaram dois pontos percentuais de 8,5 para 6,5 por cento ao ano.

A intenção do governo federal com o plano para a safra 2017/18, é superar o recorde de produção de grãos e oleaginosas da safra atual.

O governo federal demonstra pelo montante dos recursos liberados, a sua prioridade em relação ao agronegócio e à geração de emprego e renda, consciente de que a ampliação dos valores do crédito rural, é da maior importância neste momento, para incentivo à retomada do crescimento econômico, segundo afirmou o Ministério da Agricultura. O agronegócio é responsável por metade das exportações do Brasil e por 21 por cento do PIB.

Conforme disse o Ministro Blairo em entrevista aos jornalistas; “Eu como ministro quero sempre juro mais barato, eu tenho que defender isso. Nós no Mapa defendemos um corte mínimo de 2 por cento. Estamos apresentando um corte de 1 por cento. Fomos até onde pudemos ir para conseguir”.